(41) 3675-5300

(11) 4123-2070

O descarte adequado de resíduos é uma questão de grande importância para a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. No Brasil, existem várias maneiras de fazer isso corretamente e muitos locais que auxiliam neste processo. Estima- se que cada brasileiro gerou 64 quilos de lixo plástico no ano passado, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A coleta de resíduos domésticos comuns é realizada pela prefeitura na maioria das cidades brasileiras. É importante separar o lixo orgânico do reciclável, pois isso facilita o processo de reciclagem e diminui a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários.


Os recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, podem ser levados a pontos de coleta seletiva, que estão disponíveis em muitas cidades. Em São Paulo, por exemplo, existem os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados por toda a cidade. No Rio de Janeiro, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) mantém diversos pontos de coleta.

Em Curitiba, a cidade é conhecida por seu sistema avançado de gestão de resíduos e possui diversos pontos de coleta seletiva, além de programas especiais para o descarte de eletrônicos e de construção civil. O programa “Câmbio Verde” é um exemplo disso, onde os moradores podem trocar recicláveis por alimentos frescos.

Para os eletrônicos, como celulares, computadores e eletrodomésticos, existem empresas e organizações que realizam a coleta e o descarte adequado. Em Porto Alegre, a Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município) realiza a coleta de equipamentos eletrônicos para reciclagem.
Os medicamentos também merecem atenção. Eles não devem ser jogados no lixo comum, nem no vaso sanitário, pois podem contaminar o solo e a água. Algumas farmácias possuem pontos de coleta para medicamentos vencidos ou não utilizados. Em Brasília, a rede de Farmácias Drogasil, por exemplo, possui um programa.

Os resíduos de construção civil, como tijolos, concreto e cerâmica, também precisam ser descartados corretamente. Em Belo Horizonte, a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) mantém pontos de entrega de resíduos de pequenas reformas.

Por fim, é importante lembrar que a redução, reutilização e reciclagem de resíduos são as melhores estratégias para minimizar o impacto ambiental do lixo. Antes de descartar qualquer item, pense se ele pode ser reutilizado, doado ou reciclado. E sempre procure informações sobre os locais de descarte adequado em sua cidade.

A reciclagem do plástico é uma preocupação especial da Revora e acreditamos que parte também da indústria de transformação de plástico incentivar o crescimento desse mercado, buscando utilizar cada vez mais as resinas recicladas em seus processos. Para isso, temos a nossa linha Revora PCR, com cores e aditivos para criação de produtos com resinas pós-consumo. Saiba mais clicando aqui.

Foto de Lisa Fotios: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-uma-garrafa-descartavel-vermelha-e-branca-1933386/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *